Alcoa: Espinafres e Desporto - a exposição que inaugura o Centro Ciência Viva na Benedita

A cave do Centro Cultural Gonçalves Sapinho recebe a partir de setembro a exposição Espinafres & Desporto. Depois do pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Benedita é o próximo destino do conjunto de módulos interactivos e elementos de experimentação, produzidos em Copenhaga, Dinamarca, pelo laboratório Exploratorium. Será apenas a segunda vez que está exposta ao público. Em Lisboa teve mais de 80.000 visitantes.

Nuno Sardinha, presidente do conselho de administração do Instituto Nossa Senhora da Encarnação, entidade responsável pelo centro cultural na Benedita, garante que “nunca houve na Benedita uma iniciativa que possa levar tanta gente à vila”. Entre setembro de 2017 e julho de 2018, a organização conta receber entre 20.000 a 30.000 visitantes, entre escolas e curiosos.

Os hábitos de vida saudáveis e a alimentação são tema da primeira exposição, a que se devem seguir outras nos próximos anos, garante Nuno Sardinha. Explicar a ciência de fora interactiva, em grupo ou em família, é um dos objetivos da exposição que integra a rede nacional Ciência Viva, do qual fazem parte, para além do Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, espaços como o centro do Alviela (Alcanena), ou os plenários de Lisboa e Porto.

Aberta de segunda a sábado, a exposição reconfigura as funções do centro cultural. "Criamos um centro de exposições naquilo que era um salão de festas”, garante Nuno Sardinha. O retorno do investimento de 100.000 euros - que conta com o apoio da autarquia de Alcobaça mas também das OesteCim -, será garantido pelas visitas de escolas da região, não apenas do distrito de Leiria.

Publicado a 27 de julho de 2017
O Alcoa

Comentários